quarta-feira, 21 de outubro de 2009

08 - “…lamento que tu não procures aprefeicuarte mais na escrita.”





O remetente:


Remetente Pedro Pereira Graça


Reduto Norte Sala n.o 11


Caxias


O destinatário:


Ex.o Sr.


António Pereira Graça


Fábrica de Vidros Melo


Marinha Grande


O conteúdo:


“Caxias – 11-02-1939


Meus pais desejo a vossa saude e de todos os meus irmãos, eu fico bem de saúde.


Recebi a vossa carta escrita a 8 do corrente. Dizem-me que a minha filha continua na escola; muito bem, isso satisfaz-me bastante. Eu pedia ao Vitorino para a contrular e ao mesmo tempo obrigá-la estudar; pois que, de contrário, nunca consegue aprender nada.


Perguntam-me pelo Álvaro Cabral e pelo Manuel Bartolomeu, este está junto comigo e o Cabral está noutra prisão, no Aljube.


Quanto ao arrendamento da casa; então que sociedade é que arrenda?


Na sua carta nada me dizem se o meu cunhado Manuel já entregou o resto do dinheiro; do mesmo modo também nada dizem quanto dinheiro aí tenho. Claro está, que ao querer saber isto, não é por desconfiar de vos, mas sim, para saber alguma coisa da minha vida.



Manuel, pedes desculpa por a tua carta vir tão mal escrita! Escusado pedir desculpa porque ninguém é obrigado a fazer aquilo que não sabe. Contudo, devo dizer, que lamento que tu não procures aprefeicuarte mais na escrita. Eu conheço crianças com um ano de escola que procuram escrever melhor e mais compriencivel que as tuas cartas. Isso só revela a tua pouca atenção e o não te quereres preocupar.


Não julgues que ao dizer isto te queira mal; pelo contrario; o que queria é o aprefeicoamento, e tu tens tempo suficiente para te aperfeiçoar mais.


Por hoje nada mais, dêm recomendações a todos os amigos e voces e os meus irmãos recebam um saudoso abraço igualmente dêm muitos beijos há minha filha.


Pedro Pereira Graça


Adeus”





Bookmark and Share
Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post-Scriptum