terça-feira, 27 de abril de 2010

caguei para o tratamento



«Cópia de uma carta existente na Biblioteca de Lisboa, dirigida pelo corregedor de Santarém, ao Duque do Cadaval, corregedor Maior do Reino.

               Exmº. Senhor
               Duque do Cadaval:
Se o meu nascimento, me pôs em circunstâncias de V. Exª. me tratar por tu….. caguei para mim; se o honroso cargo que exerço de corregedor de Santarém permite a V. Exª, me tratar por tu, ….. caguei para o cargo. Mas se melhor linguagem não tiver para um funcionário da minha categoria, …… caguei para o tratamento?!
Peço pois, a V. Exª, me informe sobre estas particularidades, para saber ao certo, se deverei cagar para V. Exª..
Santarém, 22/10/1075»


Observação: Esta missiva atribuída a Diogo Inácio de Pina Manique, circula como verídica, no entanto, segundo estudiosos da temática mais não é que uma antiga anedota que vai sendo imputada ao longo da história a diversos personagens ilustres.
Bookmark and Share Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post-Scriptum