quarta-feira, 18 de novembro de 2009

14 - A DIFERENÇA



EMBAIXADA BRITÂNICA

BOLETIM DE INFORMAÇÕES

SECÇÃO DE IMPRENSA – RUA DE S. DOMINGOS Á LAPA, 26 – LISBOA

N.º 254.

29/9/43

(Continuação)

A DIFERENÇA.

A propaganda nazi pretende que se os russos atacam – e naturalmente avançam – é… graças à estratégia do alto comando alemão que os … obrigou a tal. O locutor da Deutschlandsender, Dr. Otto Krieg, defendia muito a sério, no dia 31 de Agôsto, que Estaline… não pode deter as fôrças que “foi obrigado” aa lançar ao ataque, devido à estratégia do alto comando alemão! Por outras palavras, não pode … impedir os exércitos russos de vencer!

No pensamento dos propagandistas nazis esta… “impotência” de Estaline deve consolar o povo alemão que preferiria antes ver a Wermacht paralizar o avanço russo.

Por outro lado, a mesma propaganda nazi pretende também que, se os exércitos alemães retiram da Rússia, o fazem “segundo um plano”, quere dizer, por sua própria vontade.

Ora, nós temos a confissão formal de que na verdade são os russos que os obrigam a recuar. Um comunicado de Berlim, datado de 15 de Setembro, afirma que os movimentos de retirada dos exércitos alemães, por “metódicos” que sejam, “estão relacionados com a forte pressão dos sovietes”. Êste comunicado fala mesmo do “cilindro compressor” da infantaria russa; e acrescenta que os movimentos de recúo dos exércitos alemães “são agora mais pronunciados”.

A diferença entre as duas estratégias, a alemã e a russa, é, em resumo, esta: Os alemães forçam os russos a avançar e a vencer; ao passo que os russos obrigam os alemães a retirar.



Bookmark and Share

Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post-Scriptum