quarta-feira, 4 de novembro de 2009

06 - SINTOMAS DE DESNORTEAMENTO


EMBAIXADA BRITÂNICA

BOLETIM DE INFORMAÇÕES

SECÇÃO DE IMPRENSA – RUA DE S. DOMINGOS Á LAPA, 26 – LISBOA

N.º 254.

29/9/43

SINTOMAS DE DESNORTEAMENTO

Quanto mais crítica se torna a situação militar da Alemanha, mais estúpida é a propaganda nazi. O seu último achado é êste: que a retirada das fôrças alemãs a leste se efectua… de acôrdo com os russos!

O alvo dos alemães ao lançarem semelhantes idiotices é evidente. Pretendem, antes de mais nada, desculpar a derrota sem precedentes da Wehrmacht, na frente oriental, apresentando-a não como “uma retirada estratégica” mas como uma “manobra política”. Em segundo lugar, pretendem semear a discórdia e desconfiança entre as Nações Unidas e paralizar assim os esforços combinados na direcção da guerra. A crise que a Alemanha atravessa actualmente perturbou a tal ponto o espírito dos dirigentes nazis, que êsses infelizes julgam que basta dizer encontraram-se Berlim e Moscovo de acôrdo para impedir os Aliados da Rússia de abrir a segunda frente com mêdo de se encontrarem subitamente com todo o exército alemão voltado contra êles!

Ora, o que actualmente se está a passar na frente oriental é muito simples. Se os exércitos alemães recuam a leste é pura e simplesmente porque são derrotados pelos russos, Pois, de outra forma, seria preciso também admitir que existe… um acordo entre os alemães e os inglêses uma vez que os exércitos germânicos recuaram na África do Norte, na Tunísia, na Sicília; e estão também a recuar agora na Itália. Há um ano que a Wehrmacht é batida em todos os campos de batalha; e o mito da sua “invencibilidade” foi destruído. Eis a verdade nua e crua que nenhuma propaganda será capaz de ocultar!

“A leitura dos comunicados alemães”, nota o “Journal de Genève”, de 22 de Setembro, “deixa perceber claramente que o motivo essencial da retirada alemã na Rússia – e também na Itália – é a crise dos efectivos.” E êsse jornal neutro conclue:

“O mapa da guerra é demasiado grande para os recursos militares da Alemanha, após quatro anos de incessantes combates.”

Com efeito, os comunicados alemães confessam que “os movimentos de retirada” das fôrças alemãs a leste “estão relacionados com a forte pressão dos sovietes” (Interinf, em 15 de Setembro de 1943). Por outro lado, o informador militar do Ministério da propaganda do Reich declarava no dia 21 de Setembro aos correspondentes estrangeiros em Berlim que a retirada dos exércitos alemães na Rússia “era causada pela insuficiência de reservas e pelos desembarques Aliados na Itália”. Também, enquanto se espera a criação da segunda frente, a abertura da frente italiana contribuiu para enfraquecer a frente alemã na Rússia.

As idiotices espalhadas aos quatro ventos pela propaganda nazi não passam de um grave sintoma de desespêro que reina actualmente nos meios-dirigentes alemães. Na sua alucinação, a propaganda nazi apenas confessa que a situação militar tomou para a Alemanha aspectos catastróficos.



Bookmark and Share Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post-Scriptum